Formadores para Educom


Olá pessoal,
Precisamos de indicações de formadores-oficineiros com foco na educomunicação, com experiência na condução de grupos e oficinas de educomunicação (meios: rádio e jornal impresso), conhecimento de educação ambiental, políticas públicas e metodologias de diagnóstico participativo.
A contratação será para o período de junho a novembro, com possibilidade de extensão para dezembro ou janeiro. Há um salário fixo e o trabalho tem uma elasticidade (não é preciso ficar dentro de um escritório), mas é necessário disponibilidade para viagens e dedicação ao projeto - serão oficinas em 13 municípios do Estado, a partir de Salvador.
Se tiverem indicações, por favor, enviem currículo para peamssbahia@gmail.com, com cópia para debieco@uol.com.br, ou liguem diretamente para o telefone abaixo. A seleção será ainda este mês e a contratação, imediata.
É uma oportunidade muito legal, especialmente porque o estado da Bahia está investindo em política pública de educação ambiental e quer desenvolver um programa de educomunicação... temos poucos formadores disponíveis aqui e esse projeto piloto será também um importante marco na formação de pessoas por aqui.
Abs e obrigada desde já pelas indicações,
Débora Menezes
Jornalista e educadora ambiental
(71) 9991-4267

Novas Unidades de Conservação na Mata Atlântica da Bahia ...



Fruto de uma parceria entre o Governo Federal e o governo do estado da Bahia para a realização de estudos técnicos e consultas à sociedade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou hoje (10/06) decretos de criação de quatro novas unidades de conservação e ampliação de uma já existente no estado, todas no Bioma Mata Atlântica, em ambientes de alta diversidade biológica.
Com a criação dos Parques Nacionais Alto Cariri, Boa Nova e Serra das Lontras, do Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova e a ampliação do Parque Nacional do Pau Brasil, o total de áreas a serem criadas foi de 65.070 hectares.
Para a Mata Atlântica da Bahia, isso representa um aumento de cerca de 60% de área em unidades de conservação integral, e um aumento de 5% no total de unidades de conservação, considerando tanto as de proteção integral quanto de uso sustentável. São valores significativos, considerando que o bioma Mata Atlântica é o que possui a menor área de remanescentes originais.
A região do Parque Nacional do Alto Cariri, com área de 19.264 hectares, localizada no município de Guaratinga, possui grande importância biológica para a conservação, com recomendação para a criação de unidade de conservação de proteção integral.
A UC contém o primeiro registro do Muriqui-do-Norte (Brachyteles hypoxanthus) na Bahia, espécie de primata considerada até recentemente extinta no estado. Abriga o último conjunto de fragmentos de Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa Montana, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Estacional Decidual) de grande porte da região leste do sul da Bahia e nordeste do estado de Minas Gerais. Abrange nascentes das bacias dos rios Buranhém e Jequitinhonha.
A região do Parque Nacional de Boa Nova e do Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova, com área total de 27.089 hectares, sendo 12.065 pertencentes ao Parque e 15.024 ao Refúgio, localiza-se nos limites dos municípios de Boa Nova, Manoel Vitorino e Dario Meira.
Abrange uma transição entre florestas úmidas, ao leste, e a vegetação seca da Caatinga, ao oeste, onde ocorre a Mata de Cipó uma das fitofisionomias mais ameaçadas da Mata Atlântica, com apenas 2,6% de remanescentes preservados. Por se tratar de uma área de transição de estreita faixa vegetacional, possui alta diversidade biológica, abrigando espécies do bioma Mata Atlântica e Caatinga e ao mesmo tempo muitas espécies raras e endêmicas.
Localiza-se em um dos poucos locais de ocorrência da ave gravatazeiro (Rhoponis ardesiaca), conhecido mundialmente por ser um dos mais raros das Américas. Essa ave é endêmica da Mata de Cipó e consta nas listas brasileiras e mundiais de espécies ameaçadas de extinção.
As regiões de localização das unidades de conservação possuem alto potencial para ecoturismo e birdwatching (observação de pássaros), por conter espécies endêmicas e de distribuição restrita. A região já é internacionalmente considerada em rotas de observadores de pássaros.
A região do Parque Nacional de Serra das Lontras localiza-se nos municípios de Una e Arataca e abrange uma área de 11.336 hectares. Tem elevada riqueza de espécies, alta diversidade e significativa importância biogeográfica. Trata-se de um centro de endemismos de diversas espécies de aves e plantas.
A UC visa proteger fitofisionomias florestais do Bioma Mata Atlântica, em especial a Floresta Montana que ocorre acima de 400 metros de altitude e cabrucas (sistema de plantio do cacau sombreado) abandonadas a seu redor.
As Serras das Lontras, Javi e Quati chegam a 1 mil metros de altitude e abrigam raras formações de florestas de altitude. Nos últimos anos, foram descobertas novas espécies de aves e plantas no local.
Área sob intensa pressão antrópica, principalmente por desmatamentos, é uma das mais chuvosas e úmidas da região cacaueira, onde os plantios de cacau em seu sopé foram muito afetados pela vassoura-de-bruxa, a maioria encontrando-se em estado de abandono há mais de 20 anos.
É um dos maiores mananciais de água da região cacaueira, abastecendo Una e São José da Vitória. Apresenta grande potencial para ecoturismo pela beleza cênica e proximidade com a BR-101.
Além das novas unidades de conservação, a Bahia contará com uma ampliação do Parque Nacional do Pau Brasil, localizado no município de Porto Seguro, que ganhará mais 7.381 hectares, totalizando uma área de 18.934 hectares.
A área de ampliação possui regiões ocupadas por floresta ombrófila em estágio avançado de regeneração e formações geológicas singulares. A fauna é bastante diversificada, incluindo espécies ameaçadas. Entre as aves destacam-se a Suia, o Papagaio-chauá, a Anambé-de-asa-branca e um Beija-flor criticamente ameaçado: o Balança-rabo-canela. O Gavião-real foi recentemente avistado.
Entre os mamíferos, foi descoberta uma espécie nova de roedor, que ainda está sendo descrita (Trinomys sp.). Também ocorrem a Suçuarana, Jaguatirica e o Guigó.
A flora possui espécies endêmicas e ameaçadas de extinção tais como: Braúna, Paraju, Maçaranduba, Bicuíba, Juerana-vermelha e Arapati, esta última só encontrada na Bahia. Nas áreas mais arenosas, perto da praia, ocorrem muitas plantas raras, entre elas o Óleo-comumbá, Mucujê, Pau-de-jangada e Imbirema, além de muitas orquídeas e bromélias.
A vegetação da área proposta para ampliação do Parque do Pau Brasil protege inúmeros mananciais e as nascentes das bacias dos rios Trancoso, da Barra e Taípe, garantindo a conservação e a qualidade desses recursos hídricos, beneficiando toda a população do município localizado no entorno da unidade.
Para os próximos dias está prevista a finalização do processo e assinatura do decreto de criação do Parque Nacional do Descobrimento, também na Bahia, localizado no município de Prado, que será ampliado em 1.548 hectares, totalizando 22.693 hectares.
A área de ampliação está localizado em uma região de grande importância ecológica no bioma Mata Atlântica, com ocorrência de floresta ombrófila densa e mussunungas, abrigando diversidade biológica ímpar.
A fauna é bastante diversificada, incluindo espécies ameaçadas. Entre as aves destacam-se a Suia, o Papagaio-chauá, a Anambé-de-asa-branca, o gavião real (Harpia harpyja) e os criticamente ameaçados mutum-do-sudeste (Crax blumenbachii) e balança-rabo-canela (Glaucis dohrnii).
Abrangem nascentes das bacias dos rios Cahy, Imbaçuaba, Peixe e Jucuruçu, garantindo a conservação e a qualidade desses recursos hídricos, beneficiando toda a população do município localizado no entorno da unidade.

Eleições para o COMAM...




Entre os dias 17/06 a 18/06 haverão eleições para a escolha dos conselheiros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM).
Todos os dados pertinentes ao processo eleitoral (editais, portarias, formulários e requerimentos) se encontram no sítio eletrônico: www.sma.salvador.ba.gov.br.

O prazo para as incrições é o dia 14/06 (segunda-feira) até 14:00 h no endereço abaixo:
Local das inscrições para o processo eleitoral:
Superintendência do Meio Ambiente. 
Av. Sete de Setembro, 89, edif. Oxumaré, 5º andar, sala 508. São Bento.
Horário: 08 às 17 h. Telefone para informações: (71) 3186-1556. (Contatos: Alcir Rocha)

TIBÁ CURSO DE BAMBU




TIBÁ CURSO DE BAMBU: 15 a 18 de julho de 2010
INSTRUTORES: EDOARDO DE ARANHA E FRANCISCO LIMA
"Bambuseiro" é um termo popularmente aplicado a todo indivíduo que se interessa por esse material, o Bambu. Portanto o objetivo do curso de Bambu é transformar seus participantes em Bambuseiros.
A Arte em Bambu é voltada para Projetos Arquitetônicos, Paisagismo, Construção Civil, Eco-Design, Peças para Decoração, por ser um material natural altamente renovável está em concordância com projetos ecológicos e de sustentabilidade.
Desta forma o curso visa desenvolver o conhecimento do Bambu em suas particularidades, apresentando e respeitando a visão de cada povo e cultura local sobre o Bambu.

Apresenta as diversas formas em que o Bambu é assimilado enquanto elemento de conservação, recuperação ambiental, de sistema energético e elemento construtivo com suas vocações estruturais e de vedações em conjunto com técnicas de terra crua.
Para explorar essas abordagens de forma integrada, o curso propõe unir propriedades técnicas de construção através da arte e educação.
Tópicos do curso:
•O Bambu
•Taxonomia
•Morfologia
•Corte
•Tratamentos
•Secagem
•Plantio
•Possibilidades Construtivas
•O bambu e as Estações
•Fertilizantes
•Solos
•Ferramentas
•Equipamentos de Segurança
•Centros de pesquisa
•Bibliografia
•Curiosidades
•Arquitetura e Design

LOCAL
TIBÁ em Bom Jardim - RJ.
VAGAS LIMITADAS

CUSTO
Curso BAMBU por pessoa: R$800,00 que pode ser parcelado em R$400,00 de entrada para reservar sua vaga, e um cheque pré-datado para 30 dias de R$400,00 a ser entregue no início do curso.
(incluindo hospedagem, alimentação e material).

FICHA DE INSCRIÇÃO
TIBÁ-Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura
Estrada do Alto Sertão s/n
CEP:28660-000
Bom Jardim-RJ-Brasil
CA|XA POSTAL: 98092
Tel:(55) (21) 9601-7501