[reaba] PEAMSS realiza oficinas na Bahia

Ibirapuã, Cícero Dantas, Iramaia, Rafael Jambeiro e Teofilândia – municípios do interior da Bahia - participaram, esta semana, das primeiras oficinas de educação ambiental e de educomunicação do Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS).

A proposta dessa formação inicial, de debater sobre saneamento, meio ambiente, comunicação e mobilização, foi finalizada com ações nas ruas destes municípios. Em Cícero Dantas, no semi-árido baiano, e e Ibirapuã, no Extremo Sul, os participantes planejaram passeatas com referências ao lixo, tendo a cobertura ao vivo das rádios locais.
A semana de atividades do projeto incluiu uma forte troca de conhecimento entre a equipe do projeto e os participantes, membros da comunidade em geral, alunos e professores da rede pública e representantes de instituições locais. Entender sobre o saneamento, desenvolvimento sustentável, cidadania e trabalho em rede fizeram parte da programação.

Jornal comunitário
Os participantes em cada município vão participar ainda de outras atividades ao longo do projeto, que tem previsão para terminar em dezembro de 2.010. Duas destas atividades surgiram a partir de planejamento realizado na semana de atividades: a produção de um jornal comunitário, que será construído pelos próprios participantes a partir das reflexões levantadas nesta primeira oficina (a impressão está prevista para agosto), e ações que podem compôr o Plano de Ações do GAPEAMSS – Grupo de Acompanhamento do PEAMSS.

Esse grupo tem a função de mobilizar os participantes a avaliar o projeto, e ainda construir ações coletivas que possibilitem a continuidade dos objetivos do PEAMSS mesmo após o término em dezembro. Entre as ações previstas, está a de criar estratégias coletivas para acompanhar a criação de planos municipais de saneamento, previstos em lei federal.

A partir destes planos, que devem ser construídos com a participação da comunidade, os municípios irão se responsabilizar de forma mais clara pela organização e vinda de financiamento para obras de saneamento. A expectativa do GAPEAMSS é fortalecer a mobilização nos municípios, por meio de ações de educação ambiental, para que os moradores entendam a importância dessa participação nos planos.

Nas próximas semanas oficinas serão realizadas em Seabra, Morro do Chapéu, Formosa do Rio Preto, Uauá, Coronel João Sá, Camamu, Encruzilhada e Palmas de Monte Alto. Também haverá formações específicas em legislação ambiental e vivências de fotografia.

Acompanhe notícias doprojeto no site www.peamssbahia.com e nos blogs do projeto!