Educar é...

Educar é...

Navegando na internet, encontrei um artigo muito interessante sobre uma das principais características da arte de educar...

Educar por quê? e para que?
Educação para o Pensar...


O problema crucial é o seguinte: a filosofia aspira à verdade total, que o mundo não quer. A filosofia é, portanto, perturbadora da paz. E a verdade, o que será? A filosofia busca a verdade nas múltiplas significações do ser verdadeiro segundo os modos do abrangente. Busca, mas não possui o significado e substância da verdade única. Para nós a verdade não é estática e definitiva, mas movimento incessante, que penetra no infinito. No mundo, a verdade está em conflito perpétuo. A filosofia leva este conflito ao extremo, porém o despe de violência. Em suas relações com tudo o quanto existe, o filósofo vê a verdade revelar-se a seus olhos, graças ao intercâmbio com outros pensadores e ao processo que o torna transparente a si mesmo. Quem se dedica à filosofia põe-se à procura do homem, escuta o que ele diz, observa o que ele faz e se interessa por sua palavra e ação, desejoso de partilhar, com seus concidadãos, do destino comum da humanidade. Eis por que a filosofia não se transforma em credo. Está em contínua luta consigo mesma. (JASPERS, Karl.Introdução ao Pensamento Filosófico)
O que pensar de uma área do conhecimento e da ação humana que é classificada por um de seus expoentes como “perturbadora da paz”? Ou ainda que o que se busca através da mesma é a “verdade total”, “que o mundo não quer”? Para tornar ainda mais complicada a questão, que tal imaginar que a “verdade” que se busca pode e deve ter “múltiplas significações”?
A propósito... O que é verdade? E que área do conhecimento tão complexa, contraditória e provocante é essa tal de filosofia?

Filosofia é mais do que simplesmente uma “área do conhecimento e da ação humana” como a descrevi no início desse texto. Filosofia é um estado de espírito. Demanda a todo o momento vibração, movimento, oxigenação. É feita a base de leitura (de mundo), reflexão, intercâmbio, intensidade.

Quer nos ajudar a resolver os dilemas mais complexos que acompanham a nossa existência nesse mundo, inclusive a própria “existência” (Estamos aqui para quê? Para onde vamos? O que nos cabe realizar ou viver?). Não busca, no entanto, respostas definitivas, por isso continua numa permanente “luta consigo mesma”, como destaca Karl Jaspers.

Quem se aproxima, se identifica e passa a vivenciar a filosofia crê naquilo que Jaspers e outros pensadores afirmaram (cada qual da sua maneira, dentro de diferentes contextos, acrescentando ou tirando subsídios muito próprios e peculiares de suas reflexões) quando disseram que “a verdade não é estática e definitiva, mas movimento incessante, que penetra no infinito. No mundo, a verdade está em conflito perpétuo. A filosofia leva este conflito ao extremo, porém o despe de violência”.

Ao inaugurarmos uma nova coluna no Planeta Educação, fruto de uma salutar e enriquecedora parceria com Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC), que tem o nome Educação para o Pensar, esperamos estar contribuindo para o surgimento e amadurecimento de novas gerações de brasileiros que também queiram entender o mundo em que vivem e sua diversidade.
Imaginamos que há muitas verdades a serem descobertas, discutidas, apresentadas ao público, pensadas à luz de ricos debates que nos coloquem em contato com Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, Agostinho, Hegel, Locke, Descartes, Marx, Heidegger, Nietzche e tantos outros expoentes desse universo formidável da reflexão filosófica.
Educação para o Pensar me faz voltar no tempo e relembrar encontros que tive com alunos e que não conseguia chamar de aulas, pois sempre pensava nos mesmos como momentos de reflexão, ponderação, debates e de uma intensa e constante busca da verdade inferida por Jaspers.
E quantas não foram as vezes em que alguns estudantes revelavam ao final desses encontros exaustivos, alegres, cheios de energia e carregados de esperança, que as provocações, temas, discussões e leituras de mundo ali realizadas realmente os levavam a pensar. E como aquilo era diferente de todo o restante do trabalho escolar...
Filosofia é isso e quer isso... Provoca e estimula... Leva a ações e reações... Transforma e modifica... Educa e deseduca o pensar e para o pensar... É justamente nesse ponto que reside nossa proposta... Queremos causar e acreditamos que para isso é imprescindível pensar... Sinta-se bem-vindo... Entre em nossas discussões...

João Luís Almeida Machado
Editor do Portal Planeta Educação



E você professor? Qual é o tipo de cidadão que você está preparando para a vida?
Pare e Reflita... é muito fácil fazer do aluno uma máquina copiadora, difícil é ensinar a ele a pensar por conta própria... Mais, não é essa a sua verdadeira missão?

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