Notícia do PEAMSS - EMBASA e UNEB juntas pela educação ambiental !

PEAMSS dá oficinas a 600 pessoas da Bahia

Ibirapuã, extremo Sul da Bahia e inserida na Mata Atlântica. Iramaia, na Chapada Diamantina. Uauá, no semi-árido, em plena Caatinga.
Em comum, estes municípios estão debatendo sobre saneamento básico e refletindo que ações podem fazer para que suas comunidades articulem melhorias junto ao Poder Público, além de organizar propostas de ações individuais para garantir sua qualidade de vida. Entre as ações, construção de mapas que servem como diagnóstico socioambiental (na foto, biomapa realizado em Ibirapuã), vivências de fotografia, intervenções nas ruas da cidade e até cinema em praça pública, com a temática ambiental.

Todas essas atividades fazem parte das oficinas do PEAMSS - Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento, que está sendo desenvolvido, até o final de 2.010, em 13 municípios baianos. Entre junho e julho, mais de 600 pessoas passaram pelas oficinas iniciais do projeto, que é financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Empresa Baiana de Águas e Saneamento (SEDUR/EMBASA), e executado em parceria com a Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico, Sócio-cultural e Ambiental (FUNDESF).

O saneamento foi um dos temas de destaque da oficina de educação ambiental. Alunos em grupos avaliaram os quatro eixos do saneamento a partir da leitura de um caderno metodológico oferecido pelo projeto (abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas). E responderam a questões como: quais são os problemas, propostas de soluções e como as comunidades têm acesso a informações sobre saneamento.

Ao final de cada oficina realizada, os participantes tiveram que criar uma intervenção participativa para chamar a atenção da comunidade sobre o projeto e provocar reflexão e mobilização sobre as questões ambientais de seus municípios. "Apitaços", varais de fotografia, apresentações de teatro e de música ocorreram na maioria das localidades.

Próximos passos - Em todos os 13 municípios, os planos municipais de saneamento são novidade para os participantes. Entretanto, alguns já estão se mobilizando para que estes planos tornem-se realidade. Em Uauá, na região da Caatinga, o Grupo de Acompanhamento do Projeto - cada município tem um - encaminhou solicitação a Prefeitura do município e à EMBASA sobre o tema.

Além da preocupação com o plano de saneamento, que deverá ser tema de novos cursos, os participantes das oficinas foram convidados a se reunirem com os grupos de acompanhamento para pensar outras ações de mobilização – do mapeamento da realidade local a atividades em escolas, para envolver alunos e professores, cada município tem uma equipe com autonomia para realizar as ações nas comunidades onde estão inseridas, fortalecendo, assim, uma rede de esforços voluntários com o objetivo comum de pensar o ambiente local.

Entre setembro e outubro devem ser realizadas estas novas oficinas, com conteúdos específicos sobre temas como consumo consciente e tecnologias sustentáveis, entre outros.

Entre os produtos do projeto estão ainda a realização de jornais comunitários. Cada município fez a pauta dos jornais durante oficinas de educomunicação, com o objetivo de utilizar essas ferramentas de mídia para multiplicação de conhecimento e também de mobilização nas cidades participantes.

Os jornais serão impressos até o final de agosto e irão trazer textos e fotos produzidos pelos próprios alunos das primeiras oficinas do projeto. Em setembro haverá cursos de rádio, onde os participantes irão produzir materiais para serem reproduzidos nos veículos comunitários locais.

Acesse o site do projeto - www.peamssbahia.com e clique em municípios participantes para conhecer o que está sendo realizado em cada localidade. Se quiser interagir com os participantes, cadastre-se na rede social www.aguaparatodospeamss.ning.com.

0 comentários:



Postar um comentário